sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Apresentação do 1º Período
A informação que abaixo disponibilizamos, foi a que utilizamos na apresentação do nosso projecto no 1ºPeríodo.
* O que é a sexualidade?
- A sexualidade é uma energia que encontra a sua expressão física, psicológica e social no desejo de contacto, ternura e às vezes amor.
- Numa definição apenas fisiológica, a sexualidade é entendida como um instinto que tem por objecto um parceiro do sexo oposto e por alvo a união dos órgãos sexuais, visando a reprodução da espécie.
- Numa visão mais psicológica, a sexualidade é todo um conjunto de actividades que, além disto, visam obter prazer com a descarga de libido através da satisfação da pulsão sexual.
* Adolescência
- É uma fase muito importante da nossa vida, pois é nesta altura que deixamos de ser crianças e aproximamo-nos mais da idade adulta.
- É uma fase de muitas alterações: a nível físico, mental e social.
- As alterações físicas correspondem à puberdade e a maior parte dessas alterações produzem-se no princípio da adolescência.
- Uma das situações bastantes comuns entre os jovens é que, nesta fase, os jovens isolam-se mais e tornam-se mais “fechados”.
- No fim da adolescência, o jovem torna-se mais independente e desenvolve o seu lado mais amoroso. Torna-se mais livre.
* Puberdade
- É a primeira fase da adolescência, é quando o corpo começa a tomar uma nova forma, a modificar-se.
- Inicia-se em diferentes idades nas pessoas, pois varia.
* Transformações pubertárias da adolescência
- Tal como já referimos anteriormente, os rapazes e as raparigas atravessam, na adolescência, uma fase de inúmeras modificações/ alterações corporais.
- Veremos quais as mudanças nos dois sexos.
- Transformações nas raparigas:
^ Crescimento progressivo;
^ Mudança da cara;
^ Crescimento dos peitos;
^ Crescimento dos pêlos nas axilas;
^ Alargamento das ancas;
^ Crescimento dos pêlos na púbis;
^ As coxas e o traseiro ficam mais redondos;
^ Sua-se mais;
^ Os órgãos sexuais aumentam de tamanho e começam a funcionar;
^ Começo da menstruação.
- Transformações nos rapazes:
^ Aumento da altura;
^ Mudança da cara;
^ Aparecimento do acne;
^ Crescimento da barba e do bigode;
^ A voz torna-se mais grave;
^ Alargamento dos ombros e do peito;
^ Crescimento de pêlos nas axilas;
^ Desenvolvimento mais acentuado dos músculos;
^ Crescimento dos pêlos na púbis;
^ Sua-se mais;
^ Crescimento do pénis e dos testículos;
^ Início das ejaculações.
* Relações Sexuais
- Acontecem quando um homem e uma mulher realizam uma acção (sexo) em que juntam os seus órgãos sexuais e onde o gâmeta masculino é transmitido ao feminino.
* Educação Sexual
- Refere-se a um conjunto de valores e informações referentes à sexualidade, transmitidos por diversos elementos sociais: família, escola, amigos, religião e percorre toda a vida, contando ainda com a influência cultural do contexto em que o indivíduo está inserido.
- Uma Educação Sexual saudável é aquela intencional, baseada na honestidade e que fornece todas as ferramentas necessárias para que o indivíduo realize escolhas saudáveis no campo afectivo e sexual.
- Vantagens da Educação Sexual
^ Estabelece laços de amizade e confiança, reafirmando o papel do professor ou dos pais como orientadores e formadores de valores;
^ Abre caminhos para conversas sobre outros assuntos;
^ Protege contra o abuso sexual;
^ Forma opiniões e desenvolve senso crítico em relação a esse e a vários outros assuntos;
^ Informa correctamente;
^ Desenvolve valores morais e éticos;
^ Diminui a ansiedade e a curiosidade da criança e do adolescente nessas questões, fornecendo fonte segura de informações;
^ Fornece bases morais sólidas para as futuras escolhas afectivas;
^ Promove amadurecimento sem traumas, tabus, preconceitos ou medos.
* Violência no Namoro (Caso Faça-se Justiça)
- A violência é um comportamento que causa dor e sofrimento à vítima. Nega-se autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força.
- Os actos violentos resultam de quando, no namoro, um manda no outro, exercendo poder sobre ele e controlando-o. Ao ter estas atitudes, tem por objectivo alcançar tudo o que deseja.
- Há violência quando os rapazes pensam que:
^ Têm o direito de tomar decisões pela namorada;
^ O respeito se impõe;
^ Por serem do sexo masculino têm que ser agressivos e usar a força.
- Quando as raparigas acreditam que:
^ Os ciúmes do namorado e o sentimento de que ele é que manda significam que ele a ama;
^ São sempre as culpadas por os desentendimentos e conflitos;
^ Não podem recusar ter relações sexuais quando ele deseja.
A violência não ocorre numa idade em concreto, ou seja, todos, em qualquer altura da vida podemos ser vítimas de violência.
* Consequências de uma relação violenta
^ Perda de apetite e emagrecimento excessivo;
^ Dores de cabeça;
^ Nódoas negras;
^ Queimaduras;
^ Nervosismo;
^ Tristeza;
^ Sentimentos de culpa;
^ Baixa de auto-estima;
^ Confusão;
^ Depressão;
^ Isolamento;
^ Gravidez indesejada;
^ Doenças sexualmente transmissíveis;
^ Baixa dos rendimentos escolares ou abandono escolar;
^ Suicídio.
Podes ainda ver a nossa apresentação em power point aqui (:
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